Blog

Atriz assina texto no Caixa de Pont[o] – jornal brasileiro de teatro

Nesta quarta-feira, dia 21/11, tem o lançamento do Caixa de Pont[o] – jornal brasileiro de teatro, em Florianópolis. Esta edição, que tem o teatro feito por mulheres como tema, conta com um texto da atriz Clarice Steil Siewert. Além do lançamento, e evento contará com a leitura da peça Panorama do Fascismo, de Oswald de Andrade.

“O jornal brasileiro de teatro Caixa de Pont[o] chega ao seu quarto ano de existência com o lançamento do oitavo número, dia 21, quarta-feira, no Tralharia. O evento ocorrerá das 19h e 30min às 22h. Na mesma noite a equipe do Caixa de Pont[o] convida os atores e pesquisadores de teatro Fátima Costa Lima, André Francisco e Paulo Ramon para fazerem a leitura da peça Panorama do Fascismo, de Oswald de Andrade. Criado em 2015 pelos poetas e críticos de teatro Marco Vasques e Rubens da Cunha, o periódico já figurou em inúmeros festivais – nacionais e internacionais – e foi lançado em Curitiba, Joinville, Blumenau, Porto Alegre, Salvador, Brasília, Florianópolis, dentre outras cidades.

Com o objetivo de publicar entrevistas, ensaios, artigos,dramaturgias, perfis de atores, diretores e grupos e toda espécie de reflexão acerca das artes cênicas, o jornal tem se tornado referência nacional no debate teatral e se destacado por ser um dos poucos jornais específico para as artes cênicas no Brasil. O oitavo número é todo dedicado à arte teatral feita por mulheres e traz entrevista com as atrizes Juliana Galdino e Renata Sorrah; uma homenagem a atriz catarinense Zela Soares que faleceu em 2018; dramaturgia da diretora e dramaturga Dione Carlos; textos sobre processos e procedimentos cênicos assinados por Milena Moraes, Denise da Luz, Cássia Valle, Clarice Steil Siewert, Gláucia Grigolo, Margarida Baird, Marisa Naspolini, Bárbara Biscaro, Silvia Leblon e Monica Siedler.

O jornal tem recebido acolhimento da crítica, do setor teatral e do público especializado em teatro. Os editores afirmam que “temos claro o que pretendemos com o Caixa de Pont[o]: abrir um espaço de debate teatral para os artistas, profissionais da área e público especializado sem cair no academicismo completo.” Com tiragem de 3.000 exemplares, as duas edições de 2018 foram feitas por meio de financiamento coletivo e apoio do Programa de Extensão do Centro de Artes da Udesc.”

Todo o material também está disponível na internet no site www.caixadeponto.wix.com/site, local em que Vasques e Cunha também mantêm um blog de crítica teatral.
Lançamento do Caixa de Pont[o] n.8 e Leitura da peça Panorama do Fascismo, de Oswald de Andrade
Local: Tralharia
Horário: Dia 21 de novembro. Das 19h e 30 min às 22h
Endereço: Rua Nunes Machado, 104, Centro, Florianópolis
Quanto: Gratuito
Contato: marcoavasques@gmail.com

Deixe seu comentário