Blog

GRUPO DE TEATRO LIBRAÇÃO

O nome do Grupo de Teatro Libração significa: LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) com emoção, ação, vibração! O grupo teve inicio em agosto de 2011 como um curso de teatro para pessoas surdas, com o objetivo de criar um ambiente descontraído em que os alunos pudessem experimentar teatro e se expressar através da arte. Rapidamente o curso virou um grupo e os alunos, atores e atrizes, iniciando um processo de criação de espetáculos e cenas que tratam da cultura surda, das possibilidades e limitações. Portanto, o elenco do Grupo de Teatro Libração é formado por atores deficientes auditivos de várias idades e diferentes graus de perda auditiva.

O projeto do grupo foi idealizado e realizado pela iniciativa da Diretora Manoella Carolina Rego, que trabalhou por mais de 05 anos na Dionisos Teatro como Assistente de Produção, e ainda presta serviços como operadora técnica de iluminação e sonoplastia, criadora de adereços, além de ser atriz de Teatro Playback. Formada em Língua Brasileira de Sinais no Curso de LIBRAS para ouvintes da Casa de Inclusão do SESI Joinville.

O Grupo conta também com o acompanhamento da Terapeuta Ocupacional Nathielle Wougles, que como trabalho de conclusão de sua graduação escreveu o artigo “O Teatro Como Recurso Terapêutico Ocupacional Para Surdos: Relato De Experiência” uma pesquisa realizada com o próprio grupo. Nathielle também é coordenadora terapêutica e professora de teatro do Programa de Formação Arte para Todos, atriz do Coletivo IMPAR de Teatro, ambos do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – IMPAR. Aluna do curso de Libras para ouvintes promovido pelo JoinLibras no colégio Karin Barkemeyer.

Seu elenco é formado, atualmente por 5 atores surdos:

Amanda Caroline de Godoy, atriz do grupo desde seu início, participou de todas as montagens do Libração, fez treinamento em Teatro Playback com a Dionisos na AMORABI, participou de oficinas de palhaçaria e Teatro Playback e milita ativamente na Associação dos Surdos de Joinville.

André Felipe da Costa, Operador de Estamparia na Oceano, é formado em Artes Visuais pela NEAD (2013), ator do grupo desde 2012, realizou oficinas de Palhaçaria e Teatro Playback.

Darley Goulart Nunes, formado em eletromecânica pelo Senai, Ferramenteiro na Embraco, participa do Libração desde 2011 e tem cursos de palhaçaria com  grupo de Florianópolis.

Dayane Cristina Gomes, técnica em Administração pelo Colégio Elias Moreira, atriz do Grupo desde 2011, tem treinamento em Teatro Playback, e participou do curso Livre de Teatro ministrado pelos atores da Dionisos.

Para mais informações: Manoella: 47 9 8817721 / Nathielle: 47 9 92218345 /

grupo.libracao@gmail.com

 

 

 

Deixe seu comentário