Blog

Retrospectiva 2015

Olhar para trás e ver o caminho percorrido dá fôlego para continuar em frente. Ser e manter uma companhia de teatro é um desafio constante. É um balanço entre a sobrevivência no mundo áspero do capital e o fazer artístico que é efêmero e feito para nutrir nossa condição humana.

E aqui estamos, felizes em rever tantas coisas boas alcançadas neste ano.

Em 2015, com a ajuda dos amigos e público, fomos até Montreal – Canadá, participar da Conferência Internacional de Teatro Playback, com a apresentação da comunicação “Teatro Playback numa companhia de teatro: uma trajetória guiada pelo diálogo” da atriz Clarice Steil Siewert. Mais informações: http://iptn-conference.org/2015/

Ir tão longe fortalece o que temos por aqui. E em outubro, a Dionisos ajudou a organizar o 1º. Encontro Brasileiro de Teatro Playback, que aconteceu em Joinville na AMORABI. Mais de 50 praticantes vindos do Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraíba, Paraná e Santa Catarina se encontraram para fazer e discutir o Teatro Playback no país. Mais informações no site: http://encontroplayback.wix.com/2015

Outro evento realizado em parceria com a Essaé Cia. foi a Semana da Criança no Teatro, realizada em outubro, trazendo turmas de escolas e público em geral para assistir espetáculos para crianças e adolescentes. Em cena, as peças “Frankenstein – Medo de Quem?” e “Lá na Lua”, da Dionisos, e “O Carteiro” e “Fadas”, da Essaé.

Em março, o grupo realizou o projeto Mulheres em Cena contemplado no Edital Municipal com o patrocínio do Município de Joinville, da Fundação Cultural de Joinville e do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura. Com ele, foram realizadas sete apresentações de Teatro Playback onde foi possível ouvir e encenar histórias de dor e luta, mas também de carinho e acolhimento, de diversas mulheres atendidas pelas parcerias estabelecidas. Leia mais sobre este projeto: http://www.dionisosteatro.com.br/blog/ultimas-noticias/mulheres-em-cena-pequeno-relato-de-um-mergulho-feminino-no-playback/

Outro aspecto importante do ano foi a participação da peça “Lá na Lua” nas Feiras do Livro das cidades de Joinville, Lebon Régis e Campos Novos. Essa peça, juntamente com “Entardecer”, também integrou o Projeto GRIOT – Contando Histórias… com o patrocínio dos Correios em Florianópolis – SC.

O grupo ainda teve participação no Projeto Escolas do Sertão, da Omunga Grife Social, através de curso e contação de histórias ministrados pela atriz Clarice Steil Siewert no Piauí. O diretor Silvestre Ferreira foi também debatedor do FETACAM – Festival de Teatro de Campo Mourão.

Em termos de atuação no movimento cultural, a Dionisos esteve presente, através da atriz Clarice, cumprindo seu segundo ano de atuação como vice-presidente da Associação Joinvilense de Teatro; e também recentemente com a eleição do diretor Silvestre Ferreira como Conselheiro Nacional de Política Cultural do Setorial do Teatro.

Por fim, o grupo ainda participou de diversos Festivais de Teatro, como relatados abaixo:

- 43º. FENATA – Festival Nacional de Teatro em Ponta Grossa – PR com a peça “Lá na Lua”, onde recebeu os seguintes prêmios: Melhor Espetáculo para Crianças, Melhor Direção (Silvestre Ferreira), Melhor Ator (Eduardo Campos), Melhor Texto Original, Melhor Sonoplastia. Recebeu ainda indicação de Melhor Atriz para Andréia Malena Rocha e Clarice Steil Siewert; Melhor Ator para Vinícius Ferreira e Melhor Figurino.

- 36º. FETEL – Festival de Teatro de Lages com a peça “Migrantes”.

- 22º. FENTEPP – Festival Nacional de Presidente Prudente – SP, com a peça “Frankenstein – Medo de Quem”.

- CENA 12 – Mostra de Teatro de Joinville – SC com a peça “Lá na Lua”.

- Festival de Teatro de Chapecó – SC com a peça “Frankenstein – Medo de Quem?”

- Mostra FRINGE do Festival de Teatro de Curitiba com as peças “Lá na Lua” e “Frankenstein – Medo de Quem?”

- 18º Festival Catarinense de Teatro – Concórdia, SC com a peça “Lá na Lua”.

- Mostra Verão Teatral da AJOTE  com a peça “Lá na Lua”.

Em 2015, o público alcançado foi mais de 25000 pessoas! Agradecemos a presença dos amigos e da plateia em nossas apresentações e a confiança de nossos clientes. Desejamos a todos um grande 2016, feito de mais compreensão, ética e respeito.

 

Comentários (1)

  1. "

    Parabéns, Dionisos, que em 2016 o sucesso seja ainda maior. Uma abraço a todos!

    "
    Ana Lucia Rocha

Deixe seu comentário