Blog

Usina Teatral de Recife recebe o Teatro Playback da Dionisos

Com o tema “Teatro e Memória: as interfaces das narrativas do Teatro do Real na Cena contemporânea”, acontece em Recife a terceira edição da Usina Teatral. Trata-se de um encontro de teatro contemporâneo organizado pelo SESC Santa Rita, que acontecerá de 25 de agosto a 1º de setembro.

 

“O Usina Teatral nasce do desejo de aprofundamento das questões pertinentes ao universo do teatro no contemporâneo, e aqui, pensamos o contemporâneo como este lugar da multiplicidade nas práticas e no pensamento; da diversidade nas formas e nos gêneros e da transversalidade nos temas e códigos. Nesta perspectiva e nesta gama de possibilidades que a contemporaneidade nos traz, o que buscamos é problematizar o lugar do teatro e as tramas que o fazem, sendo assim, este projeto pretende funcionar como um fórum para discussões acerca do fenômeno teatral no contemporâneo, no qual pesquisadores do campo do teatro possam interagir com alunos, artistas e outros pesquisadores para debater aspectos pertinentes aos processos de construções dramatúrgica, corporal, cênica, estética e pedagógica desenvolvidos na Cena teatral no tempo presente, através de mesas de conversas, debates direcionados, cursos ou oficinas e apreciação de cenas e/ou espetáculos pertinentes ao tema anual do projeto”.

 

A Dionisos estará ministrando uma oficina de Iniciação ao Teatro Playback e realizará uma apresentação. A atriz Clarice também estará participando do círculo de diálogos com o tema “O Teatro do Real e seus possíveis desdobramentos terapêuticos: Teatro Playback X Psicodrama X Teatro do Oprimido”, dividindo a fala com Julian Boal (RJ), Elizabeth Sene Costa (SP) e Wagner Montenegro (PE), tendo a mediação de Hilda Torres (PE). Clarice ainda mediará a mesa de conversa com o tema “Teatro do Real: entre os limites da ficção e da realidade” com Maria Thereza Azevedo (MT) e João Júnior (RN/SP).

 

O evento acontecerá no Sesc Santa Rita, na Universidade Federal de Pernambuco -

Centro de Artes e Comunicação, no Centro Cultural São Salomão e no Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo.

 

Para maiores informações: http://www.usinateatral.sescpe.com.br/

Abaixo programação completa:

 

Usina Teatral 2017 – Sesc Santa Rita

25 de agosto a 01 de setembro

 

Teatro e Memória: as interfaces das narrativas do Teatro do Real na Cena contemporânea

 

 Analista Pedagógico  do projeto: Marcelo Soler (SP)           

Analista Pedagógico da Mostra Pedagógica:  Everson Melquíades (PE)

 

25.08 (sexta-feira)

 

14h – Abertura com Falas Institucionais e Exibição de Documentário “Usina” sobre a segunda edição do projeto. Local: Auditório – Centro de Artes e Comunicação – UFPE

 

15h – Mesa de Conversa – com o tema O Papel da Memória na Construção da História Social com Jociane Myskiw (RS) e Paulo Ramos (SP) e mediação Flávio Weinstein (PE) Local: Teatro Milton Baccarelli – Centro de Artes e Comunicação – UFPE

 

20h – Espetáculo Jacy – Teatro Carmim 10 (RN) – Local: Teatro Hermilo Borba Filho. Debate depois do espetáculo mediano por Rita Marize (PE)

 

26.08 (sábado)

 

9h às 12h – Oficina o Biodrama e suas Metodologias com Vivi Tellas (Argentina) – Local: Sesc Santa Rita.

9h às 12h – Oficina de Teatro Documentário com João Júnior (RN/SP) – Local: Sesc Santa Rita.

 

14h às 17h – Oficina o Biodrama e suas Metodologias com Vivi Tellas (Argentina) – Local: Sesc Santa Rita.

14h às 17h – Oficina de Teatro Documentário com João Júnior (RN/SP) – Local: Sesc Santa Rita.

 

20h Mostra Pedagógica – Espetáculo Retratos de Uma Lembrança Interrompida – Grupo Bela Idade do Sesc Santa Rita – Local: Centro cultural São Salomão – Várzea. Debate depois do espetáculo mediado por Jailton Junior.

 

27.08 (domingo)

 

9h às 12h – Oficina o Biodrama e suas Metodologias com Vivi Tellas (Argentina) – Local: Sesc Santa Rita.

9h às 12h – Oficina de Teatro Documentário com João Júnior (RN/SP) – Local: Sesc Santa Rita.

 

14h às 17h – Oficina o Biodrama e suas Metodologias com Vivi Tellas (Argentina) – Local: Sesc Santa Rita.

14h às 17h – Oficina de Teatro Documentário com João Júnior (RN/SP) – Local: Sesc Santa Rita.

 

19h – Espetáculo Luzir é Negro – Grupo Teatro de Fronteiras – Local: Centro cultural São Salomão – Várzea. Debate depois do espetáculo mediado por Gabrielle Suamy

 

28.08 (segunda-feira)

 

9h às 13h – Oficina o Biodrama e suas Metodologias com Vivi Tellas (Argentina) – Local: Sesc Santa Rita.

9h às 12h – Oficina de Teatro Playback com Dionisos Teatro (SC) – Local: Sesc Santa Rita.

 

15h – Mesa de Conversa – com o tema Teatro e Memória: as interfaces das narrativas do Teatro do Real na Cena Contemporânea com Marcelo Soler (SP), Maria Thereza Azevedo (MT) e mediação de Janaína Leite (SP) Local: Teatro Milton Baccarelli – Centro de Artes e Comunicação – UFPE

 

18h – Espetáculo Porta (ria) Silêncio – João Júnior (RN/SP) – Local: Sala de Dança – Centro de Artes e Comunicação. Debate depois do espetáculo mediado por Marcos Medeiros (PE)

 

20h – Conferência com o tema “Biografias e Ficções: o real transbordando no simulacro da Cena” com Vivi Tellas (Argentina) e mediação de Rodrigo Dourado (PE) – Local: Auditório Evaldo Coutinho – Centro de Artes e Comunicação – UFPE

 

29.08 (terça-feira)

 

9h às 12h – Oficina de Teatro Playback com Dionisos Teatro (SC) – Local: Sesc Santa Rita.

 

13h – Mostra Pedagógica – Espetáculo Cárcere – Grupo Corpore (Sesc Piedade) – Local: Teatro Milton Baccarelli – Centro de Artes e Comunicação – UFPE. Debate depois do espetáculo mediado por Anny Rafaella (PE)

15h – Mesa de conversa com o tema Teatro do Real: entre os limites da ficção e da realidade com Maria Thereza Azevedo (MT), João Júnior (RN/SP) e mediação de Clarice Steil Siewert (SC)  Local: Sala de Dança – Centro de Artes e Comunicação – UFPE

 

17h – Mostra Pedagógica – Em Ponta de Faca – Exercício Pedagógico do Curso de Interpretação para Teatro (Sesc Santo Amaro) – Local: Teatro Milton Baccarelli – Centro de Artes e Comunicação – UFPE. Debate depois do espetáculo mediado por Adriana Madasil (PE)

 

19h – Solo Autobiográfico “Conversas Com Meu Pai”, Janaína Leite e Alexandre Dal Farra (SP) – Local: Teatro Milton Baccarelli – Centro de Artes e Comunicação – UFPE. Debate depois do espetáculo mediado por Breno Fittipaldi (PE)

 

20h – Lançamento do livro: Autoescrituras Performativas: do Diário a Cena – Local: Sala de Dança  - Centro de Artes e Comunicação – UFPE

 

30.08 (quarta-feira)

 

9h às 12h – Oficina de Teatro Playback com Dionisos Teatro (SC) – Local: Sesc Santa Rita.

 

13h Mostra Pedagógica – Ensaio Aberto do Espetáculo… Grupo Bárbara Idade (Sesc Santo Amaro) – Local: Teatro Milton BaccarelliCentro de Artes e Comunicação – UFPE. Debate depois do espetáculo mediado por Marília Azevedo (PE)

 

15h – Círculo de Diálogos com o tema O Teatro do Real e seus possíveis desdobramentos terapêuticos: Teatro Playback x Psicodrama x Teatro do Oprimido com Clarice Steil Siewert (SC), Julian Boal (RJ), Elizabeth Sene Costa (SP) e Wagner Montenegro (PE), mediação de Hilda Torres (PE) Local: Sala de Dança – Centro de Artes e Comunicação – UFPE

 

17h – Mostra Pedagógica – alunos da UFPE Local: Espaço Cultural São Salomão – Várzea. Debate depois do espetáculo mediado por Almir Martins (PE)

 

20h – Soledad – A terra é fogo sob nossos pés da Cia. Cria de Palco (PE) – Local: Teatro Milton Baccarelli – Centro de Artes e Comunicação – UFPE. Debate depois do espetáculo mediado por Samuel Bennaton (PE)

 

31.08 (quinta-feira)

 

9h às 12h – Oficina de Teatro Playback com Dionisos Teatro (SC) – Local: Sesc Santa Rita.

 

15h – Mesa de Conversa com o tema Dramaturgia em Cenas do Real: características e diferenciações da escrita dramatúrgica com base em elementos biográficos com Juliana Moares (SP), Marcelo Soler (SP) e mediação de Elton Bruno (PE) Local: Sala de Dança – Centro de Artes e Comunicação.

 

18h – Espetáculo de teatro Playback com a Cia Dionisos de Teatro (SC) – Local: Centro Cultural São Salomão – Centro de Artes e Comunicação – UFPE

 

20h – Espetáculo Desmonte com Juliana Moraes (SP) Local: Teatro Milton Baccarelli – Centro de Artes e Comunicação – UFPE. Debate depois do espetáculo mediado por Jailson Lima (PE)

 

01.09 (sexta-feira)

 

13h – Mostra Pedagógica –  alunos da UFPE Local: Espaço Cultural São Salomão – Várzea. Debate depois do espetáculo mediado por Yalle Feitosa (PE)

 

15h – Mesa de Conversa com o tema Ontologia do Poético x Ontologia do Real: a crise da realidade no mundo contemporâneo com Renato Ferracinni (SP) e mediação de João Denys Araújo Leite (PE) Local: Teatro Milton Baccarelli – Centro de Artes e Comunicação – UFPE

 

17h – Conversa de Pé de Parede com o tema O que Vemos e o Que Ouvimos: uma analise sobre a terceira edição do Usina Teatral com José Manoel Sobrinho (PE), Marcelo Soler (PE) e mediação de Rita Marize (PE) Local: Sala de Dança – Centro de Artes e Comunicação – UFPE

 

20h – Solo Dissolva-se-me com Renato Ferracinni (LUME) Local: Teatro Milton Baccarelli – Centro de Artes e Comunicação – UFPE. Debate depois do espetáculo mediado por Rodrigo Cunha (PE)

 

Locais

 

Sesc Santa Rita

Rua Cais de Santa Rita, 156 – São José – Recife – PE

(81) 3224-7577 ou (81) 3424 – 1079

 

Universidade Federal de Pernambuco

Centro de Artes e Comunicação

Av. da Arquitetura, S/n – Campos Universitários, Recife – PE, 50740-550

(81) 2126-8302

 

Centro Cultural São Salomão

R. Dr. Corrêa da Silva, 267 – Várzea, Recife – PE, 50741-150

(81) 3031-1109

 

Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Apolo-Hermilo

R. do Apolo, 121 – Recife, PE, 50030-220

(81) 3355-3320

Foto de Gabriel Silva

Foto de Gabriel Silva

 

 

Deixe seu comentário