Blog

Vivência para mulheres/mães em Teatro Playback

A partir do dia 14 de abril, iniciam os encontros do projeto “Mulheres, mães e suas histórias: uma vivência através do Teatro Playback”, contemplado no Edital de Apoio às Artes do SIMDEC, com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Turismo e Governo de Joinville.

Este projeto tem como objetivo realizar encontros semanais abertos à mulheres/mães por um período de 3 meses, onde essas integrantes poderão contar suas histórias pessoais e, através do Teatro Playback, encená-las umas para as outras, promovendo um encontro artístico de afirmação de identidade. Ao final, esse grupo fará quatro apresentações gratuitas em unidades da Secretaria de Assistência Social que atendem mulheres/mães em bairros periféricos da cidade de Joinville.

A luta pela igualdade e fim da violência de gênero tem se mostrado cada vez mais necessária, visto que o país ocupa o 5º lugar no ranking de violência contra a mulher. Nesse contexto, este projeto visa gerar empoderamento e fortalecimento da identidade da mulher, tendo um recorte na questão da maternidade. Sabe-se que uma em cada quatro mulheres no Brasil sofrem violência no parto, por exemplo. São as mulheres mães também as mais vulneráveis na questão da desigualdade de remuneração no trabalho e na falta de políticas públicas de amparo à primeira infância; além da enorme carga gerada em torno da naturalização da função materna ligada às mulheres.

A ideia então é realizar esse encontro de mulheres de forma artística, através do Teatro Playback. Numa apresentação de teatro playback, as pessoas são convidadas a contribuir mais ativamente com a experiência teatral, contando suas histórias, escolhendo os atores para representar os personagens e assistindo essa história ser recontada de forma artística. É criado então um espaço íntimo, onde as pessoas podem rir e chorar, compartilhando suas histórias, criando um diálogo através da arte.

 

Serviço:

Encontros aos sábado – início: 14 de abril de 2018.

Horário: 9h às 10h30

Local: Centro de [Trans]formação Cultural Arte para Todos – IMPAR e AJAICE (Rua Salgado Filho, 27 – Saguaçu)

Gratuito

Mais informações e inscrições: dioteatro@gmail.com / 47 – 99137 3484

Público-alvo: Mulheres a partir de 16 anos interessadas em ouvir e contar histórias sobre maternidade através do Teatro Playback

Ficha técnica:

Mediação: Clarice Steil Siewert

Ilustração: Camila do Rosário

Arte Gráfica: Vinícius Ferreira

Realização: Dionisos Teatro

Apoio: Impar e Ajaice

Projeto contemplado no Edital de Apoio às Artes do SIMDEC, com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Turismo e Governo de Joinville.

 

Deixe seu comentário