Blog

Amor por Anexins na estrada…

por Eduardo

ACirculação Amor por Anexins - Matão - SP Dionisos está participando de um projeto de formação de plateia pelo estado de São Paulo. O projeto é uma realização do SESI – São Paulo e conta com diversos grupos realizando apresentações teatrais em Centros de Atividades do SESI (CAT) que não possuem teatro. É um projeto muito interessante de formação de plateia, aproximando arte e educação.

São 32 apresentações de Amor por Anexins em 32 cidades diferentes. Estamos na estrada desde maio deste ano e, até agora foram 25 apresentações, faltando apenas mais 3 viagens.

O que dizer sobre a experiência em um projeto deste? Gostaríamos de ter feito um registro mais interessante das viagens, com direito a vídeos e fotos dos momentos, mas a vida atribulada de grupo não nos permitiu. Mas posso levantar algumas impressões minhas.

A energia do espetáculo está outra. Apresentações seguidas ajudam a entender coisas que em poucas apresentações são só vagas sensações. Por exemplo, a relação do público com o espetáculo e a relação do espetáculo com o público são coisas diferentes. Cada público entra em contato com a peça de uma forma diferente, e isso é algo particular dele. No entanto, a relação do espetáculo com a plateia, além de mudar também a cada nova apresentação, é o que nós, atores e atrizes, construímos e entregamos, seja sobre a fábula, o jogo, o improviso, as canções ou a dramaturgia como um todo. Para mim, particularmente, no meio de cada apresentação, percebia uma queda de energia, uma leve “barriga”. Descobri que estava tentando manter o mesmo ritmo do início. A mudança de ritmo vinha mais tarde, foi preciso antecipá-la. Depois disso, as coisas começaram a mudar. Era uma questão da minha relação com o público.

Outros pontos: A troca com pessoas queridas, recém conhecidas, mas com brilho nos olhos. Uns com vontade de fazer teatro, outros de ver, e outros apenas de conversar. (Depois dá uma olhada na matéria da Doralice). A recepção da coordenação, administração, e dos professores foi sempre muito calorosa, com interesse, recebendo o novo de braços abertos (É a primeira vez que acontece este projeto). O turismo rápido em cada cidade, geralmente marcado pela ida até um restaurante para almoçar e jantar. As viagens… Ah, estas precisam de um parágrafo único.

Depois de quase 40 mil quilômetros rodados em um carro, com quatro pessoas, com certeza, as viagens são um dos pontos principais, por uma questão de grupo. Não só pelo tempo em que ficamos dentro do carro (com a calculadora do lado, assusta ao ver que no total vão ser quase 600 horas de viagem), mas pela forma com que aprendemos a descontrair durante todo este tempo que, em alguns momentos, parece uma eternidade. Cochilos, canções, debates sobre tudo e sobre nada, discussões sobre projetos, sobre outras viagens, estudar alemão e até brincadeiras de falar com sotaque e, acredite, falar em eco, eco, eco…. Tudo isso fez das viagens momentos menos cansativos. E os desentendimentos? Raríssimas vezes! Exercício de grupo, de ambiência e convivência. E também de sobrevivência, já imaginou uma cara bicuda com 7 horas de duração? Afff…

Enfim, é muita coisa pra relatar só agora. Tudo isso merecia capítulos e capítulos com coisas mais específicas, mas quem sabe no futuro. Agora com o site novo temos uma mobilidade maior em relatar as coisas que vivenciamos. (Pode cobrar se você acha que está faltando algum post sobre algo que lhe interessa). Tem mais coisas, mas o mais importante está aí de uma certa forma. O trabalho como um todo e também a troca, seja ela com todas as pessoas que conhecemos pelas cidades, como conosco mesmo, mesmo… esmo.. esmo…. (Só pra lembrar um pouquinho dos ecos). Até mais, mais… ais… ais…

Foto do grupo circulando pelo estado de São Paulo com a peça Amor por Anexins

Circulação Amor por Anexins SPCirculação Amor por Anexins SPFotos tiradas em Ilha Solteira – SP  pela Clara (nossa fotógrafa oficial em viagens)

 

Comentários (1)

  1. "

    Eu vi e amei gente, sou do sesi aki de cruzeiro, a peça é fantastica, comedia, romance, vcs arrazam, nos prenderam do começo ao fim…. parabens muito sucesso

    "
    carla

Deixe seu comentário