Blog

Conferência de Teatro Playback – Histórias do mundo inteiro

por Vinícius

 

 

Nossa viagem para a Europa nos rendeu milhares de historias! Conhecemos milhares de pessoas, passeamos muito, pedalamos, nos perdemos, fizemos novos amigos, reencontramos antigos e participamos de uma conferência com mais de 400 participantes do mundo todo. E é sobre esse encontro que falarei um pouquinho mais por aqui:

Durante os quatro dias da 10ª Conferência Internacional de Teatro Playback em Frankfurt – Alemanha, imersos num ambiente multicultural (30 países estavam representados por lá), tivemos a oportunidade de assistir, experimentar, aprender e trocar muito. Poder ver em um mesmo lugar apresentações de grupos do Japão, de Cuba, Suíça, Hungria, de Nova York e também do Brasil foi extremamente enriquecedor para todos, pois apesar de fazer Teatro Playback desde 2008, muitos dos integrantes do nosso grupo ainda não haviam visto nenhuma apresentação.

Dividimos-nos entre os vários workshops disponíveis, para que depois cada um pudesse trazer um pedacinho diferente para repartir com o grupo. Uma das melhores coisas dos workshops era estar em contato com gente do mundo inteiro e poder contar, escutar e representar histórias de culturas muito diferentes, mas que de certa forma refletiam nas nossas histórias.

A conferência também se mostrou uma ótima oportunidade para encontrar outros playbackers brasileiros. Estávamos bem representados por lá! Um dos momentos mais bonitos foi a apresentação do grupo Nhemaria de São Paulo, as seis atrizes do grupo apresentaram um espetáculo lindo, com vozes belíssimas e um gostinho de casa de vó, o Brigadeiro de Colher que as meninas fizeram encantou a todos e encheu d’água os olhos dos brasileiros.

A conferência nos deu a oportunidade de entrar em contato com muita informação sobre o Teatro Playback, estar em contato com culturas diferentes e poder criar um espaço de troca.

Agora é sentar e juntar todos os nossos pedacinhos, para que possamos devolver para o povo daqui tudo que aprendemos com os povos de lá!

Foto da Clara durante um workshop sobre o uso de máscaras no Playback

 

Os brasileiros reunidos depois da apresentação do grupo Nhemaria

Comentários (1)

  1. "

    Sim, foi um encontro lindo! Gente do mundo todo mostrando o quanto o ser humano carrega em qualquer lugar experiencias que servem e alimentam e em belezam a todos. Ter voces na plateia durante a apresentacao fortaleceu sem duvida nossa coragem de estar ali e deixou nosso brigadeiro muito mais saboroso. O encontro com voces deixa claro que é fundamental a troca entre nós, artistas brasileiros, e deixa também um gostinho de ´´quero mais´´.
    Um abracao em todos, com admiracao e carinho, Cecilia

    "
    Cecilia Schucman

Deixe seu comentário