Blog

Estreia do grupo LIBRAÇÃO

Neste sábado o grupo de teatro LIBRAÇÃO estreia seu espetáculo “Vida de Surdo”!

 

Data: 12/11/2011 – Sábado

Horário: 20h

Local: Casa Iririú Rua Xaxim, S/N (ao lado do № 195)

ENTRADA GRATUITA – Ingressos limitados! (reservas de lugar por email: grupo.libracao@gmail.com)   

Abaixo seguem as informações sobre o espetáculo:

Sinopse

Eu não escuto. Mas quanto é diferente minha vida da sua?

 “Vida de Surdo” é um espetáculo criado a partir das experiências dos atores do grupo, pensada para mostrar para outros surdos, mas também para mostrar para quem escuta.

São cenas, costuradas com solidão, do cotidiano dos surdos: engraçadas, tristes, rotineiras e emocionantes. Cenas reais e inventadas, que mostram a relação do surdo com a sociedade. A família, o trabalho, a escola e os amigos…

O nome do Grupo de Teatro Libração significa: LIBRAS (língua brasileira de sinais) com emoção, ação, vibração!

Histórico da montagem

As aulas começaram em agosto de 2011 como um curso de teatro para pessoas surdas, com o objetivo de criação de um ambiente descontraído em que os alunos-atores pudessem se expor, se conhecer, usando técnicas teatrais para se expressar através da arte. As primeiras aulas foram para o grupo se conhecer, e começar a utilizar e as técnicas teatrais.

O elenco é formado por 06 atores deficientes auditivos de várias idades e diferentes graus de perda auditiva.

Esta montagem é sobre o cotidiano das pessoas surdas, o que sentem com relação a cada aspecto de sua vida. Depois de vários dias de avaliações das necessidades das pessoas surdas, definimos quais aspectos queríamos enfatizar, e selecionamos os temas.

Depois iniciamos o processo de montagem. O ensaio começava com exercícios de técnicas teatrais, e em seguida eram realizadas conversas sobre algum tema determinado pela diretora. Depois de analisadas as histórias, e verificados os sentimentos, e a importância do que deve ou não ser mostrado, os atores partiam para o improviso.

Os atores combinavam as personagens e improvisavam sobre o tema proposto. As cenas eram apresentadas e dirigidas pela professora, depois eram escritas para criação do roteiro da peça. Algumas são aproveitadas na peça, outras não.

 

FICHA TÉCNICA

Elenco: Amanda Caroline de Godoy, Andrei Ramella, Dayane Cristina Gomes, Darley Goulart Nunes, Kamila Severino, Talita Nunes Marques de Sales

Roteiro: o grupo

Figurinos e Maquiagem: o grupo

Direção e produção: Manoella Carolina Rego

Realização: Dionisos Teatro

Duração: 30 minutos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário