Babaiaga

babaiaga (2)
"Acredito que tenha sido o primeiro espetáculo que vi do grupo. Estava na quinta série e fomos visitar a Tupy com a professora Cristiane que fez teatro com Silvestre. Foi onde comecei a gostar muito mais de teatro e do trabalho de vocês. GRANDES PROFISSIONAIS :)"NicolasVeja todos os depoimento >

Todos os depoimentos (1)

  1. "

    Acredito que tenha sido o primeiro espetáculo que vi do grupo. Estava na quinta série e fomos visitar a Tupy com a professora Cristiane que fez teatro com Silvestre. Foi onde comecei a gostar muito mais de teatro e do trabalho de vocês. GRANDES PROFISSIONAIS :)

    "
    Nicolas

Deixe seu depoimento

Sinopse

A menina Vasilisa, após a morte da mãe e a viagem do pai, enfrenta árduos trabalhos impostos por sua madrasta. Ela é sempre acompanhada por uma boneca mágica, dada por sua mãe. Por ordens da madrasta ela deve enfrentar seus medos atravessando uma densa floresta em busca do fogo na casa da Babaiaga.

Estreia em outubro de 2005.


Ficha técnica

Elenco: Clarice Steil Siewert, Andréia Malena Rocha e Vinícius Ferreira
Dramaturgia: Clarice Steil Siewert e Ilaine Melo
Figurinos: Lucas David
Cenário: O grupo
Confecção de Bonecos: Cidval Baptista, Lucas David e Fábio Henrique Nunes
Iluminação: Hélio Muniz
Trilha Sonora Original: Lausivan Corrêa
Músicas Cantadas: Andréia Malena Rocha
Voz: Patricia Sayure
Operação de Som e luz: Eduardo Campos
Direção: Silvestre Ferreira e Ilaine Melo
Fotógrafo: Pena Filho

Duração: 40 minutos


Histórico e Premiações

  • 2008 | I MOSTRA TEATRAL DO ITINGA em Joinville/SC como Grupo convidado
  • 2007 | 31º FETEL – FESTIVAL DE TEATRO DE LAGES – SC
  • 2007 | 7º FETACAM – FESTIVAL DE TEATRO DE CAMPO MOURÃO – PR Recebeu a premiação como Melhor Espetáculo para Crianças.
  • 2007 | FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO EM RESENDE – RJ Recebeu indicação de Melhor Espetáculo, Melhor Atriz (Andréia Malena Rocha), Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Figurino.
  • 2007 | II FENAT – FESTIVAL NACIONAL DE CAMPOS DOS GOYTACAZES – RJ Recebeu indicação para Melhor Atriz (Clarice Steil Siewert), Melhor Figurino e Melhor Texto Adaptado.
  • 2006 | 10º. FENATIB – FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO INFANTIL DE BLUMENAU – SC
  • 2005 | 33º FENATA – FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO, em Ponta Grossa – PR Recebeu a Premição de Melhor Atriz (Ilaine Melo), e indicações para Melhor Espetáculo, Melhor direção, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Autoria e Melhor Figurino.

Sobre o Espetáculo

“Babaiaga” foi um espetáculo premiado no primeiro Edital de Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Joinville. A montagem, no início, contou com a criação, atuação e codireção da atriz Ilaine Melo. Em 2007 a atriz Andréia Malena Rocha fez a substituição e com algumas mudanças, também Vinícius Ferreia entrou no elenco.

“Vasilisa, a Bela”, foi o conto escolhido para essa montagem. Trata-se de um conto de fadas russo. Escolhemos um conto de fadas, por acreditarmos na força destes contos no imaginário de nossas crianças.

“Esta é a mensagem que os contos de fada transmitem à criança de forma múltipla: que uma luta contra dificuldades graves na vida é inevitável, é parte  intrínseca da existência humana que se a pessoa não se intimida mas se defronta de modo firme com as opressões inesperadas e muitas vezes injustas, ela dominará todos os obstáculos e, ao fim, emergirá vitoriosa.”  (Bruno Bettelheim)

“Vasilisa” lida com o medo. Como na maioria dos contos de fadas os heróis e heroínas tem o medo como companheiro inevitável, e é nas profundezas do medo que surge o destemor e a consciência. No conto há o enfrentamento explícito com o medo com a “caverna oculta” com o desconhecido. Uma menina enfrenta sua madrasta e a terrível Babaiaga, a bruxa canibal habitante da misteriosa floresta escura. Vasilisa, a heroína conta em sua jornada, com sua boneca, seu talismã, que ganhou de sua mãe antes desta morrer. A parceria de Vasilisa e sua boneca é responsável pelas conquistas da menina, que enfrenta a bruxa, seus medos e recupera o fogo, a luz, que faltava em sua vida.