Teatro Playback

teatro-playback-estacao (2)
"Vi essa peça em São Fransciso em um encontro de saúde da família. Gostaria de agradecer ao grupo por ter tocado meu coração! confesso que estava precisando! Grande beijo para todos!"NataliaVeja todos os depoimento >

Todos os depoimentos (6)

  1. "

    Maravilhoso!!!Quero sempre mais!!!

    "
    Eliane
  2. "

    Muito lindo!!!
    Tocante!!!

    "
    Sarah
  3. "

    Vi essa peça em São Fransciso em um encontro de saúde da família. Gostaria de agradecer ao grupo por ter tocado meu coração! confesso que estava precisando!

    Grande beijo para todos!

    "
    Natalia
  4. "

    Obrigado Natalia. É um trabalho que gostamos muito de fazer, são muitas histórias lindas!

    "
    dionisosteatro
  5. "

    Que maravilhoso espetáculo ontem a noite na faculdade SENAC Florianópolis!
    Desde os comentários do sábio Silvestre, o monstro que sai da voz da Clarice, a expressão do Campos, as sacadas da Andreia, e o violão e a sanfona do Vinícius! Que sanfona gostosa de escutar!!!!
    Adorei, poderia ter ficado o resto do noite lá apreciando sua arte!!!
    Parabéns!!!
    Vcs são ótimos!!!!!
    Alex

    "
    Alex
  6. "

    estou aqui para agradecer vcs e falar que gracas a vcs estarei fazendo uma faculdade de teatro e me tornando uma professora e se Deus quiser tendo uma escola e dando oportunidades a muitas criancas jovens e adultos assim como vcs fizeram cmgo..beijo a vcs e ate mais amoo todos vcs ate

    "
    Jennifer weise dos santos

Deixe seu depoimento

Sinopse

O teatro playback (ou playback theatre, como é conhecido mundialmente) é uma forma teatral em que os atores da Dionisos, com a mediação de um condutor, encenam / improvisam histórias contadas por pessoas da plateia. Este formato foi idealizado e desenvolvido por Jonathan Fox e Jo Salas, em 1975, nos Estados Unidos. Atualmente, o teatro playback é praticado em mais de 50 países.

Estreia em 2008.

 


Ficha Técnica

Condutores: Silvestre Ferreira / Clarice Steil Siewert

Atores: Andréia Malena Rocha, Eduardo Campos, Clarice Steil Siewert

Músico: Vinícius Ferreira

Adereços: Sabrina Elisa e Ursula de Souza

Material gráfico: Isadora Dickie e Betina Humeres


Histórico e Premiações

  • 2013 | Participação da Mostra Verão Teatral da AJOTE com as peças “Amor por Anexins” e “Teatro Playback”.
  • 2012 | - Realização de Oficinas de Teatro Playback no Centro de Artes da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina.
  • 2011 | Participação do grupo na 10ª. Conferência Internacional de Teatro Playback em Frankfurt – Alemanha.
  • 2010 | - Realização de Oficinas de Teatro Playback no Centro de Artes da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina.
  • 2010 | Participação na CENA 7 – Mostra da Associação Joinvilense de Teatro
  • 2008 | Apresentação no 12º. Encontro do Proler em Joinville/SC
  • 2008 | Circulação por bairros de Joinville/SC

Sobre Teatro Playback

A partir do projeto de mestrado da atriz Clarice Steil Siewert, a Dionisos Teatro começou a praticar o Teatro Playback com o intuito de levá-lo para os mais diversos espaços. Com atores e músicos experientes, a Dionisos Teatro oferece um novo trabalho que prima pela qualidade artística e pelo encontro com o público.

Numa apresentação de teatro playback, as pessoas são convidadas a contribuir mais ativamente com a experiência teatral, contando suas histórias, escolhendo os atores para representar os personagens e assistindo essa história ser recontada de forma artística. É criado então um espaço íntimo, onde as pessoas podem rir e chorar, compartilhando suas histórias, criando um diálogo através da arte.

O teatro playback se constitui numa prática que pode abranger experiências artísticas, de socialização e de pertencimento, porque carrega em seu bojo a idéia de arte como necessidade humana de encontro e comunhão. Devido a sua grande versatilidade, o teatro playback pode ser feito em espaços simples, trabalhando com temas específicos ou apenas proporcionando um momento de diálogo e experiência estética.

Para saber mais, veja o artigo Teatro Playback: a História que as Histórias contam ou a dissertação “Nossas histórias em cena: um encontro com o teatro playback” da atriz Clarice Steil Siewert.