Teatro Playback

teatro-playback-estacao (2)
"Muito lindo!!! Tocante!!!"SarahVeja todos os depoimento >

Todos os depoimentos (6)

  1. "

    Maravilhoso!!!Quero sempre mais!!!

    "
    Eliane
  2. "

    Muito lindo!!!
    Tocante!!!

    "
    Sarah
  3. "

    Vi essa peça em São Fransciso em um encontro de saúde da família. Gostaria de agradecer ao grupo por ter tocado meu coração! confesso que estava precisando!

    Grande beijo para todos!

    "
    Natalia
  4. "

    Obrigado Natalia. É um trabalho que gostamos muito de fazer, são muitas histórias lindas!

    "
    dionisosteatro
  5. "

    Que maravilhoso espetáculo ontem a noite na faculdade SENAC Florianópolis!
    Desde os comentários do sábio Silvestre, o monstro que sai da voz da Clarice, a expressão do Campos, as sacadas da Andreia, e o violão e a sanfona do Vinícius! Que sanfona gostosa de escutar!!!!
    Adorei, poderia ter ficado o resto do noite lá apreciando sua arte!!!
    Parabéns!!!
    Vcs são ótimos!!!!!
    Alex

    "
    Alex
  6. "

    estou aqui para agradecer vcs e falar que gracas a vcs estarei fazendo uma faculdade de teatro e me tornando uma professora e se Deus quiser tendo uma escola e dando oportunidades a muitas criancas jovens e adultos assim como vcs fizeram cmgo..beijo a vcs e ate mais amoo todos vcs ate

    "
    Jennifer weise dos santos

Deixe seu depoimento

Sinopse

O teatro playback (ou playback theatre, como é conhecido mundialmente) é uma forma teatral em que os atores da Dionisos, com a mediação de um condutor, encenam / improvisam histórias contadas por pessoas da plateia. Este formato foi idealizado e desenvolvido por Jonathan Fox e Jo Salas, em 1975, nos Estados Unidos. Atualmente, o teatro playback é praticado em mais de 50 países.

Estreia em 2008.

 


Ficha Técnica

Condutores: Silvestre Ferreira / Clarice Steil Siewert

Atores: Andréia Malena Rocha, Eduardo Campos, Clarice Steil Siewert

Músico: Vinícius Ferreira

Adereços: Sabrina Elisa e Ursula de Souza

Material gráfico: Isadora Dickie e Betina Humeres


Histórico e Premiações

  • 2013 | Participação da Mostra Verão Teatral da AJOTE com as peças “Amor por Anexins” e “Teatro Playback”.
  • 2012 | - Realização de Oficinas de Teatro Playback no Centro de Artes da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina.
  • 2011 | Participação do grupo na 10ª. Conferência Internacional de Teatro Playback em Frankfurt – Alemanha.
  • 2010 | - Realização de Oficinas de Teatro Playback no Centro de Artes da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina.
  • 2010 | Participação na CENA 7 – Mostra da Associação Joinvilense de Teatro
  • 2008 | Apresentação no 12º. Encontro do Proler em Joinville/SC
  • 2008 | Circulação por bairros de Joinville/SC

Sobre Teatro Playback

A partir do projeto de mestrado da atriz Clarice Steil Siewert, a Dionisos Teatro começou a praticar o Teatro Playback com o intuito de levá-lo para os mais diversos espaços. Com atores e músicos experientes, a Dionisos Teatro oferece um novo trabalho que prima pela qualidade artística e pelo encontro com o público.

Numa apresentação de teatro playback, as pessoas são convidadas a contribuir mais ativamente com a experiência teatral, contando suas histórias, escolhendo os atores para representar os personagens e assistindo essa história ser recontada de forma artística. É criado então um espaço íntimo, onde as pessoas podem rir e chorar, compartilhando suas histórias, criando um diálogo através da arte.

O teatro playback se constitui numa prática que pode abranger experiências artísticas, de socialização e de pertencimento, porque carrega em seu bojo a idéia de arte como necessidade humana de encontro e comunhão. Devido a sua grande versatilidade, o teatro playback pode ser feito em espaços simples, trabalhando com temas específicos ou apenas proporcionando um momento de diálogo e experiência estética.

Para saber mais, veja o artigo Teatro Playback: a História que as Histórias contam ou a dissertação “Nossas histórias em cena: um encontro com o teatro playback” da atriz Clarice Steil Siewert.